quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Diário de Sobrevivência - Dia 03.

19/11/2008 – Dia 03.

Os ventos que sopravam forte trouxeram o amanhecer, anunciando que o dia seria laborioso para o navio e sua tripulação. A embarcação penetrou em uma faixa de mar perigoso e traiçoeiro e assim se manterá até quase o fim da viagem. O contramestre arrastou o seu corpo cansado para fora do alojamento em direção ao convés, onde os marinheiros de segunda classe já se preparavam para a primeira grande provação da parte final de nossa jornada. Tentando tornar a tarefa mais amena o contramestre permitiu que se organizassem em duplas de sua preferência para darem suporte um ao outro. Mesmo com os avisos do navegador, e até mesmo do capitão, alguns desafortunados não tomaram as devidas precauções para sobreviverem em um mar com ondas que formavam verdadeiros paredões.

Uma vaga colheu o navio a bombordo, fazendo-o adernar drasticamente. Os despreparados foram jogados ao mar. Enquanto as velas eram recolhidas, os botes salva-vidas foram lançados, partindo em busca dos homens que nadavam desesperadamente para se salvar. Dois deles recusaram-se a nadar em direção ao bote. Sem entender o porque desse comportamento, os tripulantes que remavam lançaram uma bóia para puxar os homens até a segurança. Mas não houve jeito, os marujos permaneceram indiferentes. Decidiu-se que não valia a pena, então, arriscar mais vidas para salvar duas almas que, aparentemente, se autocondenaram. Tomara que tenham aprendido a nadar sozinhos nos meses que se passaram, e atinjam a costa após o carnaval.

De volta ao navio, os homens resgatados agradeciam a nova chance para seguir viagem rumo a terra firme. A perda de companheiros foi um baque forte e todos se perguntavam que seria o próximo a nos deixar.

Que Netuno nos proteja!

Faltam 27 dias para terra firme.

Ass: Sor – Contramestre.

Um comentário:

Bola disse...

Que a bóia seja lançada nas respectivas cabeças em uma próxima tormenta. A revolta com a falta de preparo de alunos e o descaso para com os estudos, foi o tema de meu dia; fechou certo com o diário do contramestre.