segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Diário de Sobrevivência - Dia 01

O fim do ano é uma verdadeira prova de fogo para alunos e professores. Faltando exatamente um mês para o fim das aulas já é possível saber quais são aqueles alunos que estão com uma situação mais tranqüila (trabalharam para isso ao longo do ano), aqueles que ainda estão com algumas matérias pendentes (perfeitamente normal) e aqueles que estão completamente desesperados (enlouquecedor). É desse último grupo que parte as maiores situações de stress.

O fim do ano letivo deve ter algum efeito de clarividência, ainda que tardio, sobre alguns alunos e pais que somente agora se dão conta das reais possibilidades de uma reprovação. No desespero, uma pequena minoria acaba questionando o trabalho dos professores, equipe pedagógica e direção no intuído de eximir o (não-) estudante das responsabilidades pela situação em que se encontra. Passar com a moral ilesa dessas acusações é uma verdadeira prova de sobrevivência.

17/11/2008 – Dia 1.

No dia de nossa partida encontramos o primeiro grande desafio de nossa expedição. Contornar o Cabo Horn de Leste para Oeste não é nada perto do que enfrentamos.

Conversei com os pais de um aluno do ensino médio(reparem: eu disse ensino médio) que tm a convicção, a certeza divina, tão óbvio quanto 1+1=2 de que, uma vez que o aluno não comunica em casa que ele tem tarefas para realizar e trabalhos a entregar, eu, professor dele e de mais 30 colegas dele e ainda mais 7 turmas, totalizando quase 250 alunos, devo registrar na agenda dele (sim! Na do aluno) as tarefas que ele deve fazer.

Resumindo: se os pais não ficaram sabendo em casa que o seu filho deveria entregar um trabalho importante, foi a escola que falhou na comunicação. Espero que as outras 250 famílias não pensem igual.

Foi um baque forte no nosso primeiro dia de viagem e apesar do choque a tripulação se mostra otimista frente aos novos desafios. Se os ventos soprarem mais favoráveis amanhã, o capitão acredita que poderemos retomar o rumo previsto. Que Netuno nos proteja.

Falta 29 dias para terra firme.
Ass: Sor - Contramestre

Nenhum comentário: