terça-feira, 30 de setembro de 2008

Começando pelo "Principia"


Último cientista medieval ou primeiro cientista moderno?

Seja qual for o ponto de vista que adotamos, Sir Isaac Newton (1643-1627) sempre assume o status de marco, de referência na história do conhecimento humano. E conquistou tal posição através de diversos trabalhos, principalmente nas áreas da Matemática e da Física. Sua mais famosa obra Philosafae Naturalis Principia Mathematica (Princípios Matemáticos de Filosofia Natural), conhecida como “Os Principia”, por ter sido publicada em três volumes, trata das leis da mecânica clássica – as três leis de Newton - e da lei da gravitação universal. Teorias tão sólidas que são aceitas até hoje pela comunidade científica, mais de 300 anos após serem publicadas.

Mas a importância de Newton não se resume aos Principia. Ela vai além. Ao se preocupar rigorosamente com a validação prática de suas teorias e nelas modelar matematicamente os fenômenos que buscava descrever, Newton definiu e consagrou a método científico, uma metodologia para produzir um novo conhecimento ou aperfeiçoar um antigo que consiste, basicamente, em lançar hipóteses, fazer previsões e testa-las experimentalmente.

“Principia e além” é o nome desse blog, que assim como Newton (pouco pretensioso) se propõem a pensar sobre ciência e sobre um pouco de cada coisa a respeito dessa nossa maravilhosamente insignificante vida e das gigantescamente imperceptíveis coisas que assim a tornam.

Ass:
Sor, pessoa gigante, historiador insignificante e epistemólogo imperceptível.

Nenhum comentário: